SECRETARIA DE CULTURA: VISITA AO ARQUIVO PÚBLICO DE CAETITÉ
05/10/2022

Com intuito de qualificar o Arquivo Público de Macaúbas criado em 1993 e diante da necessidade de uma ampla reestruturação o Secretário de Cultura de Macaúbas, Gil de França, organizou uma comitiva para visitar o arquivo público de Caetité, por seu pioneirismo na região e por sua organização exemplar, segundo Gil a necessidade de reestruturação dos arquivos públicos foi reforçada com início da reforma da antiga prefeitura onde foram encontrados em situação de avançada deterioração, um grande acervo de livros autografados, documentos e outros objetos que fazem parte da evolução social, cultural e histórica do Povo de Macaúbas, a preservação da memória local é desejo da sociedade e um dever da gestão que, em parceria com a Secretaria da Cultura e todo secretariado está empenhada para que as futuras gerações possam compreender toda a história do município.

Participaram dessa comitiva os renomados e experientes professores Alan Figueiredo, Pedro Leite, Caixinha e Edson Souza esse diretor do Colégio Municipal Professora Fátima Moraes do Distrito do Açude, que vem realizando um trabalho de digitação do arquivo escolar sobre sua responsabilidade. Em Caetité a comitiva foi recebida pela professora Jussara que apresentou as dependências modernas e adequadas para o arquivamento de documentos de valor histórico e memorialístico, também foi visitada a casa de Anísio Teixeira com se o rico acervo sobre o grande educador Baiano.