REUNIÃO COM O OBJETIVO DE DEFINIR OS PASSOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA REDESIM NO MUNICÍPIO DE MACAÚBAS

A reunião foi realizada nesta quarta-feira, 31 de julho de 2019 no Auditório da Secretaria Municipal de Educação com o objetivo apresentar a REDESIM e definir os passos para a implantação no município de Macaúbas. O encontro contou com a participação de Secretários do município, representante da ACIMAC, representante da Câmara Municipal, facilitadores do Projeto Cidade Empreendedora e a presença do consultor do SEBRAE Ricardo Santos Marques Carrera que falou detalhadamente sobre a REDESIM.

O município, ao aderir à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), estabelece as diretrizes e os procedimentos para simplificar e integrar os processos de abertura, alteração, baixa e legalização de empresários e de pessoas jurídicas.

O procedimento é feito por meio de um sistema informatizado e integrado de informações e processos, que possibilita uma entrada única de dados e documentos, reduzindo a burocracia. Hoje já são mais de 3.140 municípios integrados à Redesim, cujo tempo médio para abertura de empresas de negócios de baixo risco, no Simples Nacional, está em 4 dias. Entenda as vantagens da Redesim:

• Procedimentos compatibilizados e integrados;
• Redução de exigências documentais;
• Garantia da linearidade do processo, da perspectiva do usuário;
• Entrada única de dados cadastrais e de documentos;
• Informações compartilhadas;
• Redução do tempo para registro e legalização de empresas;
• Aumento do número de formalizações de empresas e negócios;
• Segurança na formalização de novas empresas.